Qual a sua cosmovisão?


O cerne deste artigo está no organograma abaixo. Para obtê-lo em formato PDF, clique aqui.

Se necessário, também faça download do sumário de cosmovisões, clicando aqui.

Alguém pode se perguntar, imediatamente, o que é cosmovisão? James Sire, no seu livro Dando Nome ao Elefante, responde a esta pergunta:

“Cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração, algo que pode ser expressa em uma história ou em um conjunto de pressuposições (afirmações que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou totalmente falsas) que sustentamos (de modo consciente ou inconsciente, consistentemente ou não) sobre a estrutura básica da realidade, e que provê os fundamentos em que vivemos, nos movemos e temos nosso ser.”

Em sua Enciclopédia de Apologética, Norman Geisler apresenta a seguinte definição:

“Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschauung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.”

Todos temos uma cosmovisão, ainda que, conforme diz Sire, isso seja inconsciente. Esse gráfico apresenta um caminho para reconhecer algumas das principais cosmovisões partindo do conceito da existência de Deus.

Qual a sua cosmovisão?

Escrito por Thiago McHertt.
Publicado originalmente no website Veritas.

Separador

Em adendo ao artigo, assista ao trecho de uma aula em que o Prof. Luis Carlos Marques categoriza nossas visões, e, expõe a importância da harmonia e proporções entre tais expressões:

Separador

Leia também o artigo:

Leia também as transcrições:

avatar
640
1 Quantidade de comentários
0 Quantidade de respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais polêmico
Comentário em destaque
0 Quantidade de comentadores
Quantidade de comentadores recentes
mais recentes   mais antigos
trackback

[…] que leia este livro precisará ter mais fé que a maioria dos cristãos para manter-se em sua cosmovisão, do contrário, ao ser questionado sobre a existência de Deus, responderá como Henry Miller: o […]

Agora você pode interagir conosco e com outros leitores. Basta deixar seu comentário no término de cada artigo!