Se a verdade não existe…


Moderação na defesa da verdade é serviço prestado à mentira.“, Olavo de Carvalho.

Se a verdade e a lógica são relativas, são relativas em relação a quê?

Se a verdade e a lógica são relativas, ou se não existem, o raciocínio, por si mesmo, ascende ao patamar da idiotização.

Se não existe verdade absoluta, tal afirmação contradiz a si mesma. Crer, portanto, em algo que nega sua própria veracidade passa a ser uma atividade intelectual deveras patética.

Se a verdade é inalcançável e, talvez, nem mesmo exista, o que fazem os físicos, astrofísicos, químicos, biólogos, matemáticos, filósofos, médicos e afins, se não perder tempo e dinheiro em busca de algo que eles mesmos juram não existir?

Se tudo o que existe na Terra e nos Céus, no Universo observável e nos possíveis universos paralelos, é mera obra do acaso, a busca por uma explicação de como tudo começou, por que começou e como tudo será passa a ser uma das mais infrutíferas e ilógicas atividades do intelecto humano: tal indagação não faria nenhum sentido, mesmo porque leis físicas e verdades absolutas são incapazes de descrever e prever o acaso. A ciência, então, de tal ponto de vista, passaria a ser um passatempo medíocre, idiotizador e desprovido de fins.

Se a verdade não existe, a mentira, automaticamente, assume-se uma impossibilidade absoluta. Mas a mentira existe.

E, se alguém afirma que a moral é relativa, torna-se obrigatório ao defensor de tal premissa crer num referencial de moral imutável e absoluto. Do contrário, estará agindo de completa má-fé. Ou sendo ofuscado pela própria ignorância que jamais admitirá nele existir, mas que não poupará nenhuma oportunidade para apontá-la no próximo.

Escrito por Fabio Rabello.

Separador

Assista ao vídeo no qual o filósofo Olavo de Carvalho faz comentários sobre a busca da verdade. Depois, ouça trecho do programa True Outspeak no qual o filosofo responde ao questionamento de um ouvinte: “Como reconhecer a verdade?”.




Separador

Leia também os artigos:

Leia e ouça as transcrições:

avatar
640
1 Quantidade de comentários
1 Quantidade de respostas aos comentários
0 Seguidores
 
Comentário mais polêmico
Comentário em destaque
2 Quantidade de comentadores
Eric M. RabelloSergio Quantidade de comentadores recentes
mais recentes   mais antigos
Sergio
Visitante
Sergio

Emcontrar a verdade não fácil. Porque? Existe algum livro sobre o assunto?

Eric M. Rabello
Administrator

Sérgio: A busca pela verdade demanda muitos estudos. Contudo, é evidente que encontrar a verdade para o resultado de dois mais dois é infinitamente mais fácil do que, por exemplo, compreender o experimento da fenda dupla da física quântica! Mas, como certa vez bem lembrou Olavo de Carvalho, existe outro motivo: “a resposta verdadeira para dois mais dois é uma só, enquanto existem infinitas respostas absurdas”.

Finalizo afirmando que, se o objetivo é a busca pela verdade teológica, poderíamos lhe indicar um livro, se é pela “verdade da física quântica”, nós também precisaríamos de alguma indicação!

Abraços,

Eric M. Rabello

Agora você pode interagir conosco e com outros leitores. Basta deixar seu comentário no término de cada artigo!