True Outspeak: desmantelando o socialismo


True Outspeak

Esta postagem é uma transcrição adaptativa e não integral do Programa True Outspeak, transmitido em 18 de julho de 2012.

Socialismo não pode ser apreendido pela proposta, ou seja, da maneira que o autor da sugestão lhe apresenta, porque a exposição sempre é fundamentada por qualidades baseadas em esperanças.

No entanto, se alguém tivesse examinado concretamente a essência do socialismo, já em 1848, quando Karl Marx e Friedrich Engels lançaram o Manifesto Comunista, concluiria que o socialismo é a unificação do poder econômico com o poder político, portanto, todo o poder econômico vai para quem detém o poder político; claro, com a promessa de que tudo será repartido. Mas, a unificação do poder político com o econômico jamais poderá resultar em democracia e liberdade.

Para exemplificar: em 1964, quando houve o “golpe militar”, comunistas saíram pedindo ajuda para amigos mais ricos, na intenção de irem embora para a Europa. Então, existia um hiato, uma separação entre o poder político e o poder econômico. E, se ocorresse de alguém ter problemas com um sujeito endinheirado, esta pessoa poderia recorrer às autoridades do poder político, para que os controladores de aparatos como jurídicos e policiais lhe protegessem. No socialismo não existem opções.

Contudo, quando o Manifesto Comunista foi lançado, não atraiu a atenção de intelectuais; atraiu a atenção de militantes. Do contrário, imediatamente ficaria evidente que é materialmente impossível que o socialismo traga mais liberdade, pois, visa a eliminar a pouca margem de manobra que um cidadão comum possui, deixando-o sem poder instigar o poder político contra o poder econômico, e vice-versa. Se for eliminada a concorrência de tais poderes, restará uma ditadura perfeita, sem que possa ser desmantelada, afinal, é impossível dividir poder político sem que exista um poder econômico para sustentá-lo.

No livro “A Tragédia Soviética“, o autor Martin Malia observou que o regime é irreformável – fica como está ou desmantela.

Assim sendo, o socialismo continua sendo exposto basicamente por figuras de linguagem.

Adaptado por Eric M. Rabello. Revisado por Fabio Rabello.
Visite o site pessoal do professor Olavo de Carvalho e do Seminário de Filosofia por ele ministrado.

Separador

Assista ao trecho do programa True Outspeak que gerou esta postagem:

Separador

Para assistir o Programa True Outspeak completo de 18 de julho de 2012, clique aqui.

SeparadorLeia também a transcrição:

Leia também os artigos:

Deixe um Comentário!

avatar
640

Agora você pode interagir conosco e com outros leitores. Deixe seu comentário no término de cada artigo!