True Outspeak: pseudo-religião


True Outspeak

Esta postagem é uma transcrição adaptativa e não integral do Programa True Outspeak, transmitido em 26 de setembro de 2012.

Um sujeito me disse que toda a obra de Isaac Newton foi baseada em experiências genuínas. Pergunto: de qual experiência ele tirou a noção de tempo e de espaço absolutos?

Espaço absoluto é o espaço infinito em todas as direções sem nada dentro; tempo absoluto é a incorrupta duração sem fato algum. Essas teorias não são empíricas, são puras construções mentais. Similarmente, quando Galileu Galilei disse: “não finjo hipóteses”, ele mentiu, afinal, por exemplo, não é possível obter uma superfície inclinada e sem atrito.

Enganosamente, nas escolas é ensinado que toda a ciência moderna é baseada na experiência e na indução. Pior, quando negamos tais realidades, alunos riem e dizem coisas como se fossem fatos incontestáveis. Para muitos estudantes, Newton [as ciências] tem um valor supradivino, porém, Isaac Newton sabia que o evangelho estava acima dele, mas, tais alunos não, eles colocam o próprio Newton acima de tudo! E assim é criada uma pseudo-religião.

Adaptado por Eric M. Rabello. Revisado por Fabio Rabello.
Visite o site pessoal do professor Olavo de Carvalho e do Seminário de Filosofia por ele ministrado.

Separador

Assista ao trecho do programa True Outspeak que gerou esta postagem:

Separador

Para assistir o Programa True Outspeak completo de 26 de setembro de 2012, clique aqui.
Do mesmo autor, leia também ao artigo: Espírito e personalidade.

Separador

Livro sugerido:

Isaac Newton and the Transmutation of Alchemy: An Alternative View of the Scientific Revolution.

Assista ao vídeo de divulgação da edição brasileira da obra “Isaac Newton e a Transmutação da Alquimia“, de autoria do pesquisador Philip Ashley Fanning. Em: https://www.youtube.com/watch?v=M-b1L_lA3tY.

avatar
640

Agora você pode interagir conosco e com outros leitores. Basta deixar seu comentário no término de cada artigo!