Uma escada elevando corações ao alto


Escada de Santa Fé

Uma artística escada de acesso ao coro, existente na Capela de Loretto na Cidade de Santa Fé (capital do Estado Novo México, nos EUA), atrai anualmente milhares de visitantes e tem atrás de si uma belíssima história de fé e devoção.
• • •
Assista ao documentário disponibilizado no término desta postagem, e descubra fatos inexplicáveis sobre a “Escada da Santa Fé”.

Partindo do Estado de Kentucky e após três meses de viagem por rio e estrada de ferro, em maio de 1852, chegaram à cidade de Santa Fé, Novo México, quatro abnegadas religiosas da Congregação de Loreto e de Nossa Senhora ao Pé da Cruz, para ali estabelecerem uma escola para meninas. Para isso, muito se empenhara o Bispo local, Dom Jean Baptiste Lamy. Nesse cenário do faroeste americano, uma aventura, sublime e verdadeiramente heroica, de almas ardentes pela expansão do Reino de Cristo, tornou-se visível com a edificação de novos conventos, capelas e escolas. De fato, a semente do colégio desejado por Dom Lamy desabrochou inteiramente, vindo a marcar muito a fundo a vida e a história da cidade. Em 1873, já estavam as Irmãs construindo a capela dedicada a Nossa Senhora da Luz, cujos arcos em forma de ogiva, bem como os vitrais, de algum modo faziam brilhar novamente traços daquele estilo arquitetônico que surgiu na Europa medieval, sob a inspiração da Igreja, e que ficou conhecido como estilo gótico.

Encontrava-se a construção já em fase final, quando depararam as Irmãs com um problema, decorrente da morte de um dos vários arquitetos que sucessivamente dirigiram a obra.

Com aproximadamente 8 por 25 metros, a capela apresentava um pé direito proporcionalmente bastante alto. Não comportava, em vista disso, que a escada de acesso ao coro se elaborasse segundo os padrões habituais. Não se conheciam, sobre esse ponto, os planos originais. E os peritos consultados não sabiam o que propor. O recurso, nessas circunstâncias, foi uma novena a São José, que na cidade de Nazaré foi também carpinteiro. Ajoelhar-se, suplicar, confiar… Não é esta, nas dificuldades grandes e pequenas, a atitude própria à piedade católica?

Capela de Loretto, Cidade de Santa Fé (Novo México, Estados Unidos). Escada de Santa Fé.

Capela de Loretto, Cidade de Santa Fé (Novo México, EUA). Para visualizar em tamanho maior clique aqui.

Com aproximadamente 8 por 25 metros, a capela apresentava um pé direito proporcionalmente bastante alto. Não comportava, em vista disso, que a escada de acesso ao coro se elaborasse segundo os padrões habituais. Não se conheciam, sobre esse ponto, os planos originais. E os peritos consultados não sabiam o que propor. O recurso, nessas circunstâncias, foi uma novena a São José, que na cidade de Nazaré foi também carpinteiro. Ajoelhar-se, suplicar, confiar… Não é esta, nas dificuldades grandes e pequenas, a atitude própria à piedade católica?

Apenas concluída a novena, alguém bateu à porta do Convento. Era um senhor que se apresentou como carpinteiro: soubera do problema da construção da escada e vinha oferecer-se para resolvê-lo, embora na bagagem que trazia sobre seu jumento houvesse apenas poucas e rudimentares ferramentas.Apenas concluída a novena, alguém bateu à porta do Convento. Era um senhor que se apresentou como carpinteiro: soubera do problema da construção da escada e vinha oferecer-se para resolvê-lo, embora na bagagem que trazia sobre seu jumento houvesse apenas poucas e rudimentares ferramentas.

A sua proposta, como é natural, foi logo aceita.

Trabalhando de modo recolhido, realmente construiu ele a estrutura da escada, sem os corrimãos. Essa estrutura espiral se compõe de peças de madeira, presas com tarugos também de madeira, sem quaisquer pregos ou parafusos. Além disso, faz duas voltas de 360 graus, sem eixo central de apoio. Certo dia, quando já havia construído o essencial da escada, o habilidoso carpinteiro partiu, sem apresentar a conta e sem solicitar o pagamento. E nunca mais voltou…

A Madre procurou localizá-lo na região, mas não conseguiu, pois absolutamente ninguém o conhecia.

Sua obra foi chamando cada vez mais a atenção dos especialistas, tanto no que diz respeito à técnica usada na sustentação, quanto à perfeição geométrica de seu desenho, obtida unicamente pela habilidade manual.

Outro ponto que merece ser ressaltado é o número de degraus da escada. Com efeito, foi aos 33 anos que Nosso Senhor expirou pregado na Cruz, para Redenção do gênero humano. O fato de ser também 33 o número de degraus da escada, constitui mais um revelador detalhe, cheio de simbolismo. Em 1968, devido à crise provocada pelo “progressismo” — que infelizmente já tomava graves proporções na Igreja, fazendo minguar em larga medida a vida religiosa — e também em razão das crescentes limitações impostas pelo governo norte-americano ao ensino religioso, as Irmãs encerraram suas atividades em Santa Fé. O Colégio Nossa Senhora da Luz fechou suas portas, sendo o prédio vendido três anos depois e transformado em hotel.

Não obstante, a capela permanece aberta ao público, embora à maneira de museu. Para conhecê-la o visitante adquire um ingresso, e enquanto contempla seu interior pode ouvir a narração de sua história através de equipamento de som.

Ora desperta a curiosidade, a análise, a admiração e a piedade de muitos, ora deixa os céticos num silêncio ocasionado pela perplexidade.

Há poucos anos, após ampla pesquisa, a professora Mary J. Straw publicou sobre o assunto, em primorosa apresentação gráfica, o livro intitulado “Loretto, the Sisters and their Santa Fe Chapei”. Figurando também em cartões postais, a artística capela é focalizada igualmente no guia de informações sobre Santa Fé, o qual chama a atenção do leitor para sua milagrosa escada.

Publicado originalmente pela Revista Catolicismo em março de 1990.
Escrito por C. C. Nunes Pires.

Em adendo, assista ao documentário produzido pelo canal The History Channel, e descubra alguns dos fatos inexplicáveis da “Escada da Santa Fé”:

Leia também:

5 2 votos
Article Rating
guest
0 Comentários
Comentários
Visualizar todos os comentários

Faça downloads de livros, imagens, áudios e de outros artefatos.


Clique aqui e conheça a nova seção da Culturateca.

0
Adoraríamos receber sua crítica. Por favor, escreva-a!!x
()
x